terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os pais são lideres! (Pe. Nelci)

Ninguém, provavelmente, lhe tenha dito que, sendo pai e mãe, você é um líder. Mas você é, e muito importante! Você é um líder dotado de um enorme poder. Seu desafio é usar esse poder para criar saúde, felicidade e elevada auto-estima em sua família.
Que tipo de líder você é?Há o líder preventivo, aquele que estabelece antecipadamente o que é exigido e lidera a caminhada rumo ao objetivo. A maior parte dos problemas da vida pode ser antecipada e evitada. O líder preventivo pode tirar as pessoas do apuro e dos perigos, e redirecioná-las para atividades melhores e mais seguras. Há também o líder reativo, que é o mais comum e parece a liderança mais fácil de exercer, mas a que cria mais dificuldades e estresse. Muitos pais não sabem com certeza o que desejam os filhos, portanto, não dizem o que querem deles.
As crianças não podem ficar confusas. Os pais devem comunicar com clareza e antecipação o que desejam. Isso torna a vida de todos muito mais fácil. Pais reativos com freqüência recorrem a ameaças, à força, à crítica, á humilhação, ao ridículo e a punição, que geram sentimentos negativos, tanto nos filhos como nos próprios pais. A auto-estima das pessoas desaba. Com um pouco de previsão essas situações podem ser evitadas.
A linguagem do líder reativo reforça o comportamento indesejável. A linguagem do líder preventivo reconhece e lida com o atual comportamento inadequado da criança e leva a melhorar. Oferecer-lhe uma nova oportunidade, ao mesmo tempo em que orienta e encoraja sua caminhada.
Reflita por um instante sobre o estilo de líder de seus pais. Eles foram líderes preventivos ou reativos? Como atuaram em você? Como afetaram sua auto-estima? Como você deseja agir com seus filhos?
Desejo a você neste instante muita paz e alegria em sua vida familiar e que Deus continue derramando muitas graças e benções sobre todos.

Com carinho,  amizade  e a ternura de sempre!
Padre Nelci Souza – Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia – Batatais – SP. Formado em Pós Graduação em Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso pela Faje – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte/MG – Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana e reconhecida pelo MEC e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e Reconhecida pela Sé Apostólica.

0 comentários:

Postar um comentário

DICAS PARA USAR O BATE-PAPO

Bate Papo Setor Juventude